Rinoplastia: Cirurgia plástica do nariz


A rinoplastia é uma das especialidades do cirurgião plástico, Dr. Mário Farinazzo. A intervenção está entre as mais complexas, pois além de se tratar de uma área bastante evidenciada, o resultado satisfatório (tanto estético, quanto funcional) depende de um conjunto de variáveis, como:

Tipo de pele e sua capacidade de retração
Formato e rigidez das estruturas cartilaginosas
Estrutura óssea
Vias respiratórias

A vontade do paciente é levada em consideração, mas o especialista faz um estudo de todos os itens relacionados acima e também avalia o equilíbrio harmônio, entre o nariz e a face, para evitar imperfeições.

As queixas estéticas relacionadas ao nariz são muito comuns. Pois qualquer alteração ou traços mais marcantes atraem muita atenção do paciente e também de terceiros. Essas características podem ser advindas de carga genética ou adquiridas por conta de acidentes, infecções e cirurgias anteriores.

Muitos pacientes nutrem um certo descontentamento com o formato do nariz desde a adolescência, época na qual os padrões estéticos são muito valorizados. É neste momento que grande parte das pessoas procuram um especialista em rinoplastia. Porém, muitos indivíduos optam pela intervenção na fase adulta, seja para amenizar as consequências do envelhecimento, reparar incômodos gerados por outras operações ou por motivos pessoais.

O cirurgião plástico, especialista em rinoplastia, Dr. Mário Farinazzo atende pacientes nas cidades de São Paulo e Jundiaí – SP.


Dúvidas frequentes sobre o antes e o depois da rinoplastia

Quero fazer uma rinoplastia. Como devo escolher um cirurgião plástico?

É importante averiguar a frequência com que o médico faz a cirurgia, afinal a intervenção exige constante aprimoramento para atingir bons resultados estéticos e funcionais. Além disso, é fundamental que o cirurgião plástico escolhido esteja devidamente credenciado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP.

Em quanto tempo após a cirurgia é possível notar mudanças no nariz?

A transformação é perceptível no primeiro dia. Porém, o resultado final pode demorar até 3 anos.

Tenho desvio de septo e gostaria de aproveitar para corrigir um defeito estético no meu nariz. O convênio cobre a cirurgia?

O convênio médico arcará apenas com as despesas da operação do desvio de septo. Alguns hospitais cobram 50% do pacote da cirurgia estética, caso ela seja realizada em conjunto com a funcional. Os honorários médicos do procedimento são cobrados à parte.

Ficarei muito(a) inchado(a)?

O edema é maior no caso da necessidade de realizar uma fratura óssea. Essa necessidade só pode ser avaliada na consulta médica.

Quanto tempo ficarei com curativos?

Os curativos são retirados em 1 semana.

Quanto tempo demora a cirurgia de rinoplastia?

O tempo do procedimento pode variar entre 2 e 5 horas.

Qual o tipo de anestesia?

A rinoplastia pode ser feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A rinoplastia é dolorosa?

Geralmente, a cirurgia é pouco dolorosa. Na maioria dos casos, os pacientes apenas requerem analgésicos simples, como dipirona e paracetamol.

Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização da rinoplastia?

A estabilidade emocional é um fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. A rinoplastia pode ajudar a melhorar, além da aparência e aspectos respiratórios, a autoconfiança. Já que muitas pessoas se sentem inferiorizadas por conta da autoimagem. Mesmo assim, vale ressaltar que as questões psicológicas devem estar equilibradas antes de realizar o procedimento.

Ficarei internado (a)?

A alta hospitalar pode ser no próprio dia, caso a cirurgia seja realizada na parte da manhã, mas a maioria dos pacientes recebe liberação no dia seguinte à cirurgia.

Posso ficar com alguma cicatriz?

A rinoplastia envolve duas técnicas: a aberta e a fechada. No primeiro método é feita uma pequena incisão na columela (coluna entre as narinas). Neste caso, a sinal é quase imperceptível, principalmente após o período total de cicatrização. O procedimento fechado é efetuado dentro das narinas e, portanto, possíveis marcas não são visíveis.

Quando posso retomar minhas atividades?

Geralmente, as atividades leves podem ser retomadas entre 5 a 7 dias, após a cirurgia. Exercícios físicos, que exigem maior esforço, devem ser reiniciados após, no mínimo, 30 dias.

Conheça mais sobre a Rinoplastia no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.