Cicatrizes Retráteis

Cicatriz retrátil (ou cicatriz contrátil) é aquela que se apresenta tensa e repuxando, causando contratura entre os segmentos corporais envolvidos. Pode resultar de um ferimento que provoque a perda de uma área de pele, por intervenção cirúrgica (figura 1), acidente (figura 2) ou queimadura (figura 3), podendo assim formar uma cicatriz que traciona as margens da pele. Essa tração causa um processo chamado de contração. A retração resultante, além de causar dor, pode afetar um músculo e tendões vizinhos e restringir o movimento normal. Pode ainda ocasionar um transtorno maior do sistema esquelético, como um desvio do crescimento ósseo ou da coluna vertebral. Assim, a cicatriz retrátil não é somente inestética, podendo ser também, freqüentemente, considerada uma cicatriz patológica.




Figura 1

Cicatriz retrátil abdominal por intervenção cirúrgica. Além do aspecto antiestético, causa dor à movimentação do tronco pela aderência da pele aos planos profundos.




Figura 2

Cicatriz retrátil na articulação do dedo médio por ferimento. A retração do dedo ocasionada pela retração causa incapacidade funcional parcial da mão.




Figura 3

Cicatriz retrátil (pele aderida ao plano muscular), por cirurgia para apendicite.