Dicas de saúde e prevenção


Cirurgia Plástica

Revisão cirúrgica de uma cicatriz

A revisão cirúrgica de qualquer tipo de cicatriz visa melhorar sua apresentação mediante a mudança de tamanho, profundidade ou cor. Entretanto, nenhuma cicatriz pode ser completamente apagada, e nenhuma técnica mágica devolverá à pele sua aparência normal antes do ferimento. A revisão cirúrgica da cicatriz permite que a marca seja menos evidente. Porque cada cicatriz é diferente, e cada uma delas exigirá um método diferente.

O cirurgião plástico possui alguns artifícios que podem ser utilizados para controlar a cicatriz e proporcionar meios de cicatrização favorável, e com resultado estético final favorável. Entre os fatores que o cirurgião plástico pode interferir está a utilização de uma técnica cirúrgica minimamente traumática, com utilização de instrumental e fios apropriados, com pontos minúsculos e suturas não aparentes, evitando tensão na cicatriz, além de medidas para a prevenção de infecção.

O objetivo do cirurgião plástico não é realizar uma cirurgia sem cicatriz, o que é tecnicamente impossível, mas sim deixar a cicatriz o mais imperceptível possível. A revisão cirúrgica de uma cicatriz é, geralmente, um procedimento ambulatorial isto é, sem necessidade de internação e executado sob anestesia local. O paciente deve ficar afastado do trabalho por 1 ou 2 dias, conforme o caso. Porém, assim como qualquer intervenção cirúrgica, há uma pequena possibilidade de ocorrer complicações, como infecção, sangramento ou o retorno de uma cicatriz do tipo hipertrófica ou inestética.

Normalmente, as cicatrizes são tratadas utilizando-se a combinação de dois ou mais tratamentos. A característica de uma cicatriz, sua localização, causa, tipo de pele, recursos utilizados previamente e outros detalhes irão determinar as opções mais adequadas de tratamento, no sentido de obter cicatrizes mais dissimuladas.

Portanto, antes de se submeter a uma intervenção cirúrgica, tenha sempre em mente que nenhuma cicatriz pode ser removida completamente; o grau de melhora depende do tamanho e posição de sua cicatriz, da natureza e tipo de sua pele, e o quão bem seu organismo cicatriza a ferida após a operação. O aspecto final de uma cicatriz após sua revisão cirúrgica pode levar um ano para aparecer.

No caso do Queloide, assim como da cicatriz hipertrófica, independente da habilidade do cirurgião, existe uma tendência desse tipo de cicatriz retornar e, às vezes, maior do que antes. Assim, pessoas com história de Queloide devem estar sempre atentas sobre esta característica, assim como ter em mente que qualquer novo traumatismo ou operação poderá levar ao surgimento ou acentuação destas cicatrizes.

Após qualquer intervenção cirúrgica para correção de cicatrizes, é muito importante seguir as orientações de seu cirurgião para assegurar o sucesso da cicatrização da ferida operatória. Embora você sinta-se tão bem que não lembre que foi operado, cuidado: somente o cirurgião poderá liberá-lo(a) para retornar as suas atividades normais.


Nutrição

A partir da escolha dos alimentos certos você estará ingerindo nutrientes importantes que auxiliarão no tratamento do Queloide.

A cicatrização pode ser influenciada por diversos fatores, dentre eles, inclui-se a nutrição. Uma má alimentação está intimamente relacionada com problemas de cicatrização, tanto por excesso de alguns nutrientes quanto por escassez de outros.

Assim, uma dieta adequada é fundamental para um bom processo de cicatrização. São vários os estudos relacionando a dieta (macro e micronutrientes) com distúrbios da cicatrização como as úlceras de decúbito, cicatrizes pós queimadura e alterações de cicatriz.

Estudos e pesquisas atuais comprovam que o seu tratamento contra o Queloide começa em casa, no seu prato. A presença de alguns nutrientes pode favorecer a sua formação (como alguns tipos de gorduras) e outros podem auxiliar na sua prevenção e tratamento (como algumas vitaminas e minerais).

Dentre os vilãos estão:

Gordura trans: encontrada em alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada (biscoitos, biscoitos recheados, massa folhada, congelados, sorvetes, algumas margarinas, bolos industrializados entre outros)

Gordura saturada: encontrada em carnes vermelha, bacon, manteiga, creme de leite, alimentos fritos, entre outros.

O atendimento nutricional oferecido pela Clínica do Dr. Bernarndo Hochman consiste em consultas personalizadas com nutricionista especializada no assunto.

Primeira consulta: anamnese alimentar. Serão realizados uma série de questionários para que seja compreendido o padrão alimentar do paciente. Este, também será informado dos alimentos que deve incluir na dieta e aqueles que deve evitar.

Segunda consulta: entrega da dieta. Será combinado com o paciente a dieta a ser seguida. Serão fornecidos: orientação alimentar, dieta personalizada, recomendações e receitas.

Consultas subseqüentes: O contato entre nutricionista e paciente será feito por e-mail quinzenal. Caso haja necessidade serão marcadas novas consultas.

A equipe da Clínica do Dr. Bernarndo Hochman acredita que nenhum tratamento isolado irá trazer o resultado. O importante é a união das ciências para proporcionar um melhor resultado ao paciente. Por isso, cuide de sua alimentação, siga as recomendações e qualquer dúvida entre em contato.

Fisioterapia

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano?

A pele é o órgão que envolve o corpo e determina seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal, ou seja, se você tem 70 Kg , sua pele representa 12 kg do seu peso! Além disso, exerce funções vitais como regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato), ou seja, ela é nossa “armadura”!

Entretanto é um órgão esquecido por todos nós! Está sujeito a doenças e, principalmente, a agressões externas, que podem causar feridas/lesões, que resultarão em uma cicatriz, como um processo natural. Algumas pessoas possuem predisposição a distúrbios cicatriciais e desenvolvem Queloides e cicatrizes hipertróficas.

A equipe da Clínica Prof Dr. Bernardo Hochman é multiprofissional e multidisciplinar, formada por profissionais que pesquisam e conhecem mais profundamente o assunto, com intuito de tratar Queloides e cicatrizes hipertróficas, antecipando a inativação dos sintomas caracterizados por dor, coceira, vermelhidão e crescimento. Também atuam eficazmente na prevenção do retorno dessas cicatrizes após serem tratadas de forma cirurgia ou clínica. Ou seja, a fisioterapia dermato-funcional tem sido utilizada de forma pioneira no tratamento de Queloides e cicatrizes em geral.

O atendimento fisioterapêutico da Clínica Prof Dr. Bernardo Hochman é personalizado, pelo qual o paciente passa por avaliação pelas fisioterapeutas, após encaminhamento do médico da equipe, e poderá ser submetido aos seguintes tratamentos e orientações com embasamento científico:

TRATAMENTO:

Eletroterapia
Consiste na aplicação de energia eletromagnética no organismo, de forma indolor, a fim de produzir reações biológicas e fisiológicas nos tecidos tratados, as quais irão melhorar os sintomas do Queloide e cicatrizes hipertróficas como dor, coceira e vermelhidão. É possível que haja, em menor grau, diminuição do relevo da cicatriz. A duração da sessão varia conforme a quantidade e tamanho das lesões. Entretanto, na maioria dos casos. dura entre 30 e 60 minutos.

Laserterapia
É uma modalidade dentro da Fototerapia, que é usada para diversos tratamentos, sobretudo com relação à cicatrização. Essa técnica é totalmente indolor e sua principal aplicação é no pós-operatório, para proporcionar uma cicatrização normal da pele e evitar o retorno do Queloide.


ORIENTAÇÕES

Pré-opretório: Hidratação das cicatrizes: o Queloide não possui glândulas sebáceas nem sudoríparas, sua desidratação gera um ciclo vicioso levando à piora da coceira e aumento da cicatriz. Será indicado um hidratante ou umectante mais adequado para cada tipo de pele e cicatriz.

Uso de bloqueador solar: O sol deve ser evitado e quando isso não for possível, o paciente deve proteger o Queloide usando filtro solar com elevado fator de proteção solar. Entretanto, cada tipo de pele deve ser bem avaliado para saber qual a melhor base (oleosa ou gel) do filtro solar! Além de promover a desidratação da pele, os raios ultravioleta podem estimular o crescimento da cicatriz.

Uso de lâmina de silicone: ajuda proteger a cicatriz, manter a hidratação e a reduzir o relevo.

Pós-operatório:
Não faltar nas consultas, sessões de tratamento ou retorno para reavaliação
Hidratação
Uso de bloqueador solar que deverá ser indicado especificamente para cada paciente
Evitar movimentos bruscos do corpo que repuxem a pele ao redor da área operada
Uso de malha compressiva, lâmina de silicone ou brincos de pressão (em caso de retirada de Queloide no lóbulo da orelha) .